quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Regresso ao Futuro IV, versão Portuguesa!?


Hoje foi o dia de regresso aos mercados, expressão que tem sido utilizada e repetida durante todo este tempo que passou desde que Portugal faliu e ficou numa situação onde não tinha como pagar ordenados a funcionários públicos (e aqui convém recordar que não são só os de quem nos lembramos mais tradicionalmente – Professores, Auxiliares de Educação, Médicos, Enfermeiros, etc. - já que tanto as Forças Armadas (fundamentais não só para os salvamentos, para a defesa ou para levar electricidade depois dos temporais como acontece esta semana) como as forças de segurança (PSP, GNR, etc.), mas também para pagar as reformas aos reformados, as pensões, entre outras coisas não menos importantes como todas as outras obrigações (dívidas) e ainda todos os custos da “normal” actividade de uma máquina tão grande como qualquer estado num País democrático (A Democracia é o regime mais caro de todos ... nem por isso abdicamos dele mas é importante ter consciência do preço e do custo das liberdades e dos deveres que vêm atrás), concordemos ou não, achemos o seu preço justo, ou não, mistura-se tudo, há uma total falta de discernimento e objectividade. É vital que se queira ter tempo e paciência para se começar a perceber e saber mais, e quando assim não for, evitar falar e opinar, pelo menos como vejo tantos fazer. Todos são economistas para criticar, todos são contabilistas, gestores, médicos, treinadores, enfim ... 
Bem sei que estou quase sozinho nisto ... pelo menos publicamente ... mas nem por isso deixarei de escrever e publicar. Não pretendo ensinar nem agradar, mais acrescento, aceito opiniões diferentes, análises diferentes da minha, só não aceitarei que se confrontem pessoas ... precisamos de todos!




O País não é autossuficiente e isso por si só é um facto vital, o País não gera dinheiro suficiente para alimentar o seu próprio Estado, ou ao contrário, o Estado gasta mais do que ganha (leia-se recebe ou saca aos Portugueses), o Estado gasta mais do que os Portugueses produzem ... e isso é uma das doenças ... que só terá cura quando a quisermos abordar, diagnosticar ... e tal situação – facto – obriga-nos a procurar financiamento externo (assim as expressões encaixam, até são correctas e fazem sentido, mais do que a realidade ... e muito mais do que o que se queria que acontecesse) e esse financiamento é vital para a nossa existência, quanto mais sobrevivência. Eu não gosto disso ... e por mim, era logo de se começar por aí, o Estado não pode gastar mais do que recebe ... nem mais do que o seu povo produz ... mesmo que nos custe e doa ... não é sustentável ... levar-nos-à a mais do mesmo ... 


Antes estávamos nos mercados todos os dias e não se via nem ouvia tantos comentários negativos como hoje ... porque será? E quem critica apresenta alternativa?
Esta semana António (IN)Seguro pedia eleições antecipadas para já ... e como se tal não chegasse para demonstrar que não sabe o que fazer, pede ainda uma maioria absoluta <<para fazer o que é preciso fazer sem que precise de mais ninguém>> ... e não parece interessar o quê? Qual a alternativa? Se há porque não nos apresenta a nós Portugueses? Não nos quererá do lado dele?
Para mim parece que o Sr. está mais perto do PCP ou do Bloco que nunca ... tudo é mau, errado e não serve ... mesmo quando os factos estão afinal ao contrário do que dizem ... mesmo quando afinal foi o PS quem nos (DES)Governou até aqui ... que pediu o resgate ... e o negociou em nosso nome ... isto mesmo que agora não o cumpra, nem tente ...
E não se pense que nisto tudo estou a defender o PSD ... antes pelo contrário, é só mais um partido, entregue a Condes e Senhorios ... que na práctica é quem mais tem feito oposição ao Governo (é a minha opinião) já que dali se vão ouvindo vozes que não estão nem em sintonia nem de acordo com o Primeiro Ministro, já é mais do que o que aconteceu durante o tempo de Sócrates – O menino de ouro do PS que gozou de um total silêncio interno para fazer o que fez. Onde andava o Seguro que agora se diz pronto para governar? No mesmo local onde anda a alternativa do PS para a nossa situação, certamente ...
Caramba até o PCP tem levado a cabo um plano de reajustamento, estou a citar, o que se pode chamar de austeridade já que implica a redução dos custos e das despesas ... onde até despedimentos estão a ser levados a cabo ... ou seja, estão também eles forçados a enfrentar a realidade, quer queiram quer não ... (quase ninguém fala disso ... aqui fica só mais um que o faz)
O anterior Governo tinha estabelecido um valor máximo para os juros da dívida pública para se demitir ... e nem isso cumpriu ... levando o País à falência por orgulho de uma pessoa ... que se dizia Engenheiro, mas que afinal não era ... mas nem isso foi tratado com seriedade, lá aí conseguiram ser coerentes. Esse valor era os 5 % ... que voltaram agora ser atingidos, mas em mínimo ... e até já baixaram ... já que a procura foi CINCO vezes superior à oferta (mas já lá vamos).
Não me cansarei de repetir e recordar que o País faliu ... se todos o tivéssemos presente nas nossas cabeças mais depressa perceberíamos o dever que temos em começar a querer saber mais primeiro e depois falar e trocar ideias e opiniões mas não para provar que estamos certos e que nós é que sabemos ... muito menos para provar que os outros estão errados e que não sabem ...
Sem se ir estudar e aprender ... não se terá solução para os problemas já que para se evoluir e resolver problemas é fundamental primeiro evoluir as mentes que os provocaram ... e nós – “povo” – é que permitimos isto tudo ... ao contrário do que nos serve assumir. Nem que seja pelo facto de não participarmos mais, de não votarmos (mais de metade da população nem nas últimas eleições votou ... não era preciso ... mas agora falam ... reclamam ... criticam ... tudo e todos ... menos a si próprios) de não querermos saber ... até nos virem às carteiras ... e aí estamos toldados, temos o ego ao centro ... e decidimos o que deveria ser feito em função dos nosso interesses pessoais ... como os políticos ou os “galifões” que tanto criticamos e acusamos de promiscuidade e corrupção ...

Factos, voltamos a ter confiança lá fora, voltamos a poder financiar-nos sem ser com a Troika ... e isto tudo bem mais cedo do que era previsto (2014) ... e isto tudo com juros a baixo dos 5% ... e com CINCO vezes mais procura do que oferta ... (nada melhor do que isto para baixar os juros e trazer confiança).
Nem o défice confirmado ser no máximo 5% em 2012, contra tudo e todos (confesso que nem eu acreditava), o tal que era impossível ... mas se conseguiu.
Torna-se vital reclamarmos um Estado sustentável ... e isso parece-me bem mais central ... e bem menos falado até pelo próprio Governo.
Hoje ficamos também a saber que Portugal pediu mais tempo e ainda para renegociar as condições, em conjunto com a Irlanda mas nem assim muitos param de nos colar à Grécia ... com quem cada vez mais temos menos para comparar ... e já começa a parecer mesmo embirrância.
Isto não anula o estrangulamento da nossa economia, nem das nossas pessoas, não anula as dificuldades por que muitos passam. Não anula nada do que de mau acontece ... mas isto é uma suposta cura (na minha opinião apenas das doenças provocadas pela doença crónica de que o País sofre ... e que não está a ser abordada, ainda!).
O PS prepara-se para eleições antecipadas (ver aqui)... internas ... na mesma semana que o seu líder pede eleições antecipadas para o País ... e uma maioria absoluta ... brincalhão!
Eu começo por acreditar no meu País, sempre! Depois acredito nos Portugueses, mesmo os que não acreditam em nada! Mas finalmente acredito que de economia percebem os que estudaram pelo menos um mínimo dessa ciência ... da mesma maneira que de gestão, à partida percebemos todos um pouco, mas mais percebe que estudou essa Ciência (bem menos exacta), de Medicina outros que a tenham estudado ... por aí ... mas por cá todos percebemos mais de futebol que os treinadores, de saúde mais do que os médicos ... de finanças e economia mais do que os Economistas.

Entretanto Portugal voltou aos mercados e com sucesso, mais uma vez esta palavra – Sucesso – que começou por aparecer no pedido de resgate em que o PSD, na altura na oposição, e após ter permitido que Sócrates fizesse tudo como quis ... e nem assim conseguisse ... acabasse a fazer com que o Engenheiro (ou só licenciado em construção civil) Filósofo, passasse a imagem de um qualquer Saddam Hussein que negava a existência de guerra e de invasão ... com tanques “inimigos” instalados na praça principal da capital ... passando depois para uma negociação de um plano de resgate com sucesso – Era Vital para a sobrevivência do País – e onde por exemplo o Bloco De Esquerda não participou (Preferindo deixar o País falir ... fechar e acabar ... mais uma vez sendo coerentes, NUNCA fizeram parte da solução, poderão fazer no futuro, se quiserem ...) - <<Não é oportuno>> Disse Francisco Louçã. Sucesso que se repetiu quando o PSD, apresentando-se nas eleições como o partido que prometia, acima de tudo, cumprir e honrar os compromissos assumidos pelo País em troca dos Euros que precisava para continuar a existir ganhou as eleições (sucesso da consciência da malta que votou em cumprir e honrar os nossos compromissos) ... ao contrário dos outros partidos que participaram no pedido, nas negociações, mas que nunca tentaram cumprir, como se tal não fosse importante. O País (vejam-no como um indivíduo) que ainda no banco onde vai assinar um contrato de crédito, do qual precisa para sobreviver, logo avisa o Banco para o facto de não o ir cumprir ... nem um dia, de não ir pagar ... isso é de gente séria!?
Sucesso na redução do défice (uma das doenças crónicas provocada por outra ... o endividamento sem limites), Sucesso no regresso aos mercados antes do tempo, sucesso no financiamento externo ... enfim pode ser pequenino, mas é sucesso atrás de sucesso.



... Este Governo é o nosso mal menor ... (diferente de ser o nosso melhor ... ou o melhor que temos ...). Por isso e por tudo o que tem conseguido ... com factos como os que vão conseguindo ... lá regressa Portugal ao Futuro ... mais ao menos ao mesmo que antes tinha ... mau, insustentável e suicida ... mas já é um futuro ... coisa que não tínhamos ... agora cabe-nos a nós exigir mais e melhor!
Eu, por exemplo, quero um Estado sustentável e para isso não é continuar a aumentar os impostos nem cortar sempre no mesmo ... por mais que seja fácil ...
Não é por se ser oposição que se têm de ser do contra, muito menos que tentar apagar, ou não assumir que há sucessos ... isso é ser-se do contra!

sábado, 12 de janeiro de 2013

A Samsung, a Pêpa ... e os Portugueses.

Já que tenho um blogue para fazer pegas aos temas da actualidade tenho que aproveitar a oportunidade!
A Samsung Portugal avançou com uma acção que começou (começava) com o convite a vários bloguers de moda e/ou lifestyle (
MariaGuedes, Filipa Xavier, Susana Rodrigues, Tiago Miranda e Rudolfo Morgado) e que já vendem produtos não só da Samsung, para criarem um vídeo onde expressassem os seus desejos para 2013, tentando ingenuamente deixar ao critério dos autores o seu conteúdo, e só não previram que no momento que se vive ainda mais tudo é escrutinado pela cada vez maior e mais intensa inquisição em nome do bem e do que é correcto. Atenção que o Frocado Social aí se incluí, tentando manter-se informado acaba por se deparar com coisas e assuntos que queira pegar de frente, e dissecar, analisar, opinar, mas aqui nem critico a coitadita, já há quem o faça e muitos exageram e não é como no meu caso que é quase como um estilo linguístico.
Mas este não é um blogue sobre moda nem coisas materiais quando aqui falar de algo não o estarei a vender nem a ganhar com as vendas,  esse é um dos princípios, dos pilares. Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa mas sem ser de modo fechado, bem pelo contrário. Não seria difícil antever que estes autores acabariam a almejar ou desejar algo material, como todos nós! Não estou a ver cada um de nós a desejar apenas, enfatizo o apenas, coisas como a paz no Mundo, o fim da fome, da guerra, ... por aí, mas vou mais longe, enquanto uns trabalham e juntam para uma tábua de Surf nova,  outros para umas jantes especiais para o carro, outros para uma consola, um iPhone, umas férias, ... é porque podem, e isso aparentemente é errado, aos olhos dos agentes da inquisição moderna.
Quantos não criticaram e ofenderam (li coisas absolutamente mirabolantes!) a partir dos seus smartphones ou tablets – as suas próprias malas Chanel, quantos não desdenharam por querer igual (muitas das coisas que li  não passavam de juízos preconceituosos aos bloguers – generalizando – que <<não fazem nada da vida (...) e é só sapatos prada e malas Chanel>>), eles são todos bem diferentes mas em comum têm o facto de se terem construído sozinhos ... sem apoios do Estado, sem subsídios,  só com vontade e atitude ... e por isso estão, como deve estar a Pêpa, serenamente a gozar tudo isto, sabendo que nisto a memória é curta e que, quanto muito, ficam com uma tatuagem para sempre para recordar esta experiência – não será um Angola, Amor de Mãe ...
Que a miúda (tem 25 anos) queira entre outras coisas (que até passam ao lado da Policia do bom senso) paz, sorte, ... e uma mala Chanel (mais para o fim) ... que custa cerca de € 2,500 ... ok, é muito, mas se ela trabalhar e pagar com os rendimentos dela, ou mesmo que sejam os pais, ou o namorado a oferecer ... deixem lá a miúda!
Não desvalorizo ainda o poder de quem filmou e editou,  mas se a Samsung aprovou ... estava aprovado. Ora o pior disto tudo foi mesmo a Samsung ter  cancelado a acção, ter retirado os vídeos, ... e vamos ver o que faz agora, provavelmente deixa passar o tempo e isto cai no esquecimento e a marca volta “ao normal”, mas é à Samsung que vou apontar uma crítica, construtiva, contratem alguém para vos gerir o Marketing, mesmo que seja só Digital, ou só as redes sociais, ou só o Facebook (onde isto arrancou), foi aí que, na minha opinião (vale o que vale) erraram, mas como disse ao início, por ingenuidade e só o faz quem arrisca! Parabéns pela coragem de agir, tentando o diferente (não funciona só por se ser “diferente” ... isso só não chega à muito tempo).
A acção era bem intencionada e tinha potencial, mesmo em momento tão difícil e fracturante a marca decidiu tentar algo, que incluiu liberdade de opinião e actualmente alguém que faça o que fez a Pêpa (Acho que é esse o “nome”)  é logo o suficiente para ser vista como o inimigo, ela vai trabalhar e ganhar o suficiente, mesmo que seja com ajuda dos pais, do namorado, ou outros ... para comprar uma Chanel, tanto dinheiro numa mala!? Epá ela gasta naquilo que quer, é dela!


Não é por algo ficar ou  estar a funcionar que está bom, ou sequer bem feito.
 Até pode ter conseguido atingir o objectivo de chamar a atenção para a página mas manchou a marca durante uns tempitos na mente de muita gente que comprará Samsung na mesma, até aposto que devem ter um ou vários Lcd’s da marca, ou máquinas na cozinha, ou telemóvel, ou tablet, ... que até poderá ter utilizado para criticar, berrar, ... enfim a malta anda mesmo revoltada e de momento não perdoa nada! Na minha opinião o vídeo não tem nada de mal, ok, te alguma futilidade e materialismo, mas é uma miúda, bloguer de moda.




Não é só por algo estar a funcionar que está bom! Mas acrescento ainda, o que separa o ordinário do extraordinário são mesmo só os extras ... e Isto funciona para tudo na vida, pode é não nos dar a melhor imagem e fama ... mas aí o nosso trabalho pode sempre falar por nós!
A importância da gestão de conteúdos e de algum tipo de controle da sua produção ganha cada vez mais expressão, já não chega ter um site, já não chega ter uma página de Facebook ... não se não tiver vida e movimento próprio ... não se as pessoas não forem estimuladas a contribuir, não se não se obtiver feedback dos comentários e contributos que se faz ... é importante alimentar e proteger o relacionamento com os clientes e potenciais clientes, responder, devolver, envolver! ... Espero que na Samsung tenham aprendido!
A malta já não se lembra da “procura pela Diana” (que era afinal uma campanha para um perfume) , quase nem reparou na pseudo-revolução de mercado da MEO (com os 4 produtos juntos, como tem a Vodafone há uns tempitos!) que começou com uns vídeos sobre umas marcas estranhas no chão em Castelo de Vide (podem ver aqui), nem repara nos anúncios que lhes insultam a inteligência, ... foi o efeito multidão, mas o que é certo é que isto mexeu e muito com a blogosfera, caramba até o Miguel Esteves Cardoso acabou a comentar no blogue da Pipoca ... e a obter resposta, isto está ao rubro, mas algo me diz que depois do dérbi do fim-de-semana já terá passado! Mas tudo isto é só a minha opinião, não fechada sobre este assunto ... não tem nem mais nem menos valor que outras!
Podia ter sido pior - como isto. Taditos dos outros bloguers!

Fica uma conclusão, moral da história, proposta por mim:
Não é por algo funcionar que está bom!



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bola de Ouro para Messi ... again!


O Messi ganhou, pela quarta vez, a bola de ouro. É a primeira vez que tal feito é conseguido. Não querendo fazer disto uma questão de rivalidade (que  aparentemente já é ...) e não puxando só pelo facto de o Ronaldo ser Português, não me parece justo, simples!
Não sou efectivamente o tipo de homem cuja a vida gire à volta do desporto que dizem ser o rei ... (para mim o desporto rei é o Surf, mas adoro futebol!) mas então o Rei vai nu ... o  futebol, enquanto desporto profissional, está podre, e não é só por cá. Como será possível que outros clubes cresçam ou evoluam quando isto está tudo entregue a dois ... sim dois clubes. Nem vou enumerar, até porque a culpa não é dos clubes ... enquanto instituições, Nunca é! A culpa é dos que por lá andam ... e dos que andam à volta ... Mas isso dava muito, mas muito para escrever ... e agora não tenho tempo.  Não sou treinador de bancada, que em Portugal todos são, é só Mourinhos ... que só não o são ... porque amanhã trabalham. E sobre os jogadores ainda é pior ... mas enfim ... Eu assumo, não sou perito nem especialista nem entendido, não interessa se joguei à bola ... ou não ...
mas também mando umas sobre o vasto, rico e aliciante tema – futebol.
Também eu tenho um clube, mas primeiro gosto mesmo do desporto e do que nos faz ... quando corre bem. É importantíssimo escrever preto no branco que isto é uma opinião pessoal, e não acho que seja esta a única maneira de ver o tema, nem a certa, ... não vale nem mais nem menos que a dos outros ...



O Messi ter ganho este ano, outra vez, a bola de ouro é totalmente contraditório com os outros anos ...  ainda mais quando em 2012 só ganhou a taça do Rei ... mais o Ronaldo joga na equipa que foi Campeã Nacional ... contra o poderoso Barça ... de Messi ...
Acredito claramente que tenha sido decidido à última da hora e que, como
variável determinante tenham escolhido a roupa ... aí sim estariam em sintonia e seriam coerentes com este ser o melhor jogador profissional de futebol do ano de 2012 ... mas lá está, é só uma opinião.



O que nunca perceberei é o facto de muitos de nós – Portugueses – optarmos por escolher o Messi (nem todos o fazem por perceberem de futebol, ou sequer por acompanharem estes dois ...), celebram a bola de ouro de um Argentino, quando lá estava um Português e ainda criticam o Cristiano. Se fossemos todos segundos melhores seríamos um país bem diferente ... mas para mim o Mundo é injusto e mesmo quando somos os melhores, como o Ronaldo, acabamos por nunca ser devidamente reconhecidos ... Será Fado!?

Mais acrescento, o tipo que veste o Messi está para a roupa como o Sporting está para os treinadores ... e com esta me fico!