Cá por casa também temos imensas novidades, o Baby F. já não mama (acabaram as noites do Pai ... que agora está em igualdade e comporta-se como tal!), já come três refeições por dia incluindo almoço e jantar com sopa e fruta ... (muita aventura pelo meio, claro!), já dorme noites inteiras (não todas ... mas para lá caminha), já vai no tamanho 4 das fraldas (YUPI!!!!!) e já quase que falou, esteve quase a dizer mamã mas a mamã não aguentou de excitação ... e estragou-nos o momento ... como a compreendi!
Está enorme ... e já interage! Já bate palminhas e tudo!
Eis um episódio giro e esclarecedor do País em que vivemos ...
Nas minhas passeatas pela praia acabei envolvido numa situação que mostra bem o
nosso maior problema. O desfasamento entre o que esperamos e exigimos de todos
os outros e o que exigimos de nós ... e os dois pesos e duas medidas para
julgar os outros e nós ou os “nossos” ...
Que os estacionamentos das praias são locais concorridos, já se sabe, mas
quando lá entramos quantos de nós não se apressam a buzinar para o carro da
frente porque está a demorar mais do que consideramos aceitável ... ou só para
reclamar seja pelo que for!?
Normalmente não o faço, exceção para chamar a atenção de alguém (por exemplo para não me bater no carro por não
me estar a ver e por eu não poder recuar mais ...) e normalmente vou com tempo
e se não encontrar lugar quando chego espero uns minutos (mesmo que deixe o
carro em segunda fila) e vou mirando o mar e apanhando sol ... mas neste dia
(como em tantos outros que no meio do Inverno o Sol nos brinda com um pouco de
calor) estava um caos ... mas cheguei, parei em segunda fila e esperei a ver o
mar ... sendo abordado por um Senhor (bem estacionado) que estava à cerca de
uma hora à espera e à procura do dono (ou dona) do carro abandonado em segunda
fila a tapar 3 carros bem estacionados ... e o Sr. tinha dois filhos pequeninos
apanhados nisto tudo (não é por ter crianças que passa a ter ainda mais razão
... mas agrava a situação) ... e o que é certo é que foram precisas quase 10
pesssoas que não se conheciam, mexer em 4 carros ... para ajudar dois carros
(duas famílias) cumpridoras a sair ....
E eis que chega a proprietária do carro ... que ainda reclama quando lhe
chamam À atenção do que fez ... levantando a voz e chamando nomes ... logo ...
para ela era inadmissível que lhe fizessem reparos, não reconhecia moral afinal
aos que estava a lixar a vida ... para lhe chamar a atenção ... tudo bem
disse-lhe eu, fale antes com estes meus amigos (apontando para os agentes da
PSP que chegavam com reboque ... e nisto já ia quase uma hora e meia ...) ...
acabando multada (E MUITO BEM) lamentando-se para o ar com frase s como:
<<trabalho e pago os meus impostos>>, <<nunca eu tinha feito
nada assim>>, <<vá la Sr. agente, perdoe lá>> ...
defendendo-se com argumentos como: <<por acaso são professores? Eu sou
...>>, <<Fazem voluntariado, eu faço>> ... sem nunca ter
percebido que bastava ter educação e responsabilidade ... bastava ter chegado
pedir desculpa ... assumir a **** de atitude que teve .... e não responder
(compreender) aos desabafos feitos pelos cidadão cumpridores e educados que
acabaram a levar com uma parva que não conseguia ser nada que não pior que
estúpida ... eu lá continuei a arrumar as minhas coisitas no carro enquanto era
autuada ... (pena ser ela a única isso sim!) até que passou um personagem com a
sua namorada que decide empeitar e aramar-se aos cucos ... com aquelas frases
tão típicas:
<<São uns chulos!>>, <<Nunca aparecem quando são
precisos>>, <<Ladrões>> ...
e um dos agentes ainda avisou: <<O Sr. siga lá o seu caminho, não queira
que liguemos ao que diz ...>> mas teve o efeito contrário e ele continuo
... mas sempre de costas ... até que um dos agentes se passa e o chama ... (A
Mulher seguiu o seu caminho como se não o conhecesse ... chama-se vergonha!) e
o Sr. mas foi abordado ... começou a tremer e a trocar-se todo ... tadito ... e
é isto que de modo geral acontece ... com base numa primeira impressão
apressamo-nos a falar ... a criticar e a julgar ... mas se fosse ele tapado
(tendo cumprido e pago por isso), durante quase duas horas ... e com os filhos
no carro ... talvez a PSP fosse a boa da fita e a Sra. Professora Voluntária
... a má (mesmo trabalhando, pagando impostos, sendo professora e voluntária
...) ... todos erramos ... mas muito poucos o sabem e ainda menos o assumem
....
No fundo são pessoas que se limitam a si próprias ... acabando a cair em cima
de qualquer um que tenha o azar de partilhar o planeta com ele (ou ela) ... não
admitindo que lhes chamem à atenção ... nem admitindo que possam não estar
correctos ... ou só a falhar para com alguém ... e eu ainda sou dos que tenta,
seja lá o lado onde estiver, esteja lá do lado que estiver ... eu vivo em
comunidade, numa sociedade ... o próximo é muito importante para mim ... e no
fim de contas sou eu mesmo! Por isso estaciono o carro, por isso ocupo só um
lugar, por isso passo-me se me taparem o carro e não aparecerem rapidamente e
com educação e compreensão ... até para ouvir um reparo e um pedido para não
fazer tal coisa ...
Ou então já sabem, se forem como esta menina, arranjem um bom conjunto de
desculpas ... pode ser que peguem ... mesmo sendo parvas ... a diferença entre
esta tipa e os Franquelim Alves e os Ulrichs ... é que ela ainda não chegou
longe ... mas pelas atitudes, tem potencial, está em sintonia com o País em que
vive!
Mais do que eu ...
Se encontrarem parvos a estacionar fotografem e partilhem por exemplo aqui: Parvos a estacionar.
sábado, 16 de fevereiro de 2013
São é muitos touros ... e só um Forcado!
Não desapareci nem desisti do blogue mas entre muito menos
tempo livre (ou muito mais tempo ocupado) por trabalho (novos projectos se
avizinham ... novidades em breve!) ou por culpa do sol (vivendo nesta zona,
tendo tempo livre e estando sol ... é praia! Seja só para passear com o Baby F.
ou até para jogging matinal antes de uma boa surfada) e a verdade é que dou
prioridade à vida e a muitas das coisas mais tradicionais e analógicas – Old
School. Acabarei sempre aqui a escrever e pelo meio existe o Forcado Social no
Facebook (Aqui). Mas prometo evoluir a minha organização para publicações mais
regulares ... e curtas!
Nestas últimas semanas acabei a ter de matar (desistir não é um verbo que
encaixe comigo ... preferindo deixar de optar por algo por ter melhores opções
e alternativas) de um projecto meu, ter de desacelerar outros dois e conseguir
assim o espaço e o tempo para me preparar para arrancar com um novo sobre o
qual, para já, não adiantarei mais (eu
quero ... mas não posso.). Consegui entre muitas coisas, ir aqui (um dos
projectos onde colaboro) e continuar a partilhar notícias na página da rede
social que viu esta semana o seu líder – Mark Zuckerberg – eleito como um dos
piores líderes do Mundo Empresarial ... (conferir na página do Forcado no Facebook,
onde até é mais fácil cada um dar a sua opinião e partilhar seja lá o que for
que nos vai na alma ... ). Os três assuntos que considero dignos de serem
pegados são a opinião do Sr. Fernando Ulrich, o dossier Franquelim Alves e as
contraordenações (multas) levantadas por Fiscais das Finanças a pessoas às
portas de estabelecimentos ...
Como é lógico não poderei (nem eu nem aqui) resumir tudo ou sequer repetir
muito do que já foi dito ... nem apresentar nada que não seja nem mais nem
menos quando comparado com o que cada um acha, pensa e fala (ou escreve).
Eu assumo que não sou o dono da verdade absoluta nem dono da razão ...
preferindo antes expor-me e abordar os temas sem medo ... sem certezas ... que não sejam as de que podemos sempre mudar
de opinião, sabendo mais, tendo mais informações, não há certo e errado nem
melhor ou pior ... Nada é definitivo ...
1 – Sr. Fernando Ulrich, já muito se falou, se disse, se reagiu, indignou,
revoltou ...
Conheço por aí bastantes opiniões bem piores que a do Sr. Ulrich, isto supondo
que a dele é “má” ... que é. Porquê, porque por mais que respeite o Sr. (só não
respeito quem após conhecer e respeitar me desrespeite ... várias vezes ... lá
está não desisto ... mas deixo de optar por ...), por mais que respeite e consiga
perceber o exercício que fez (a diferentes pessoas, com diferentes visões e
opiniões, eu chamo riqueza, multiplicidade ... mesmo não concordando, não
pensando como ele ...), aquele é o Presidente de um Banco que se tem safado
(não obstante as ligações ao Capital
Angolano ... que se tem mudado para cá ... tentando limpar-se e começar um nova
vida ... tentando que todos se esqueçam
de onde vem ... e qual o caminho que fez para aqui chegar ...) e tem direito À
sua opinião ... como qualquer um de nós ... que defende a legitimidade da
violência nas manifestações, do atirar pedras (são só exemplos) mas não
compreende o exercício da liberdade de opinião ... é importante respeitar o Sr.
mesmo que não se concorde, mesmo que se ache algo parva a sua visão das coisas
... a única coisa que gostaria de
acrescentar é que não deveria ter assumido que se pode levar um País e a sua
população até ao ponto que pelo vistos o Sr. Fernando acha que se pode ir ...
até acabarmos todos sem abrigo ... e não se deve considerar aquilo uma vida ...
quanto mais decente ... quanto mais considerar que eles aguentam ... e por isso
dizer que temos todos de aguentar ... cheiram-me a declarações encomendadas e
pedidas .... mas mal medidas e com palavras e expressões mas escolhidas e por
isso infelizes ... fica o registo.
Respeitemos o Sr. como gostaríamos de ser respeitados por outros que não pensem
como nós ... é o que eu faço. Uma atitude parva não faz um parvo ... caso
contrário aposto que seríamos todos parvos, simples! Continuarei a optar e
preferir acreditar no melhor nas pessoas, todas, incluíndo o Ulrich, claro!
2 – Dossier Franquelim Alves. Ter tido algum tipo de ligação ao BPN é, para já
e para muitas pessoas sem discernimento e objectividade suficiente, atestado de
promiscuidade, corrupção, roubo, fraude, burla, ... entre outros termos menos
abonatórios ... não! A malta não pode ser assim tão .... parcial e injusta ...
pois com o “primo” ou com o sobrinho, ou o filho que lá trabalhou é diferente
... pois bem, o Franquelim é-o para alguém ... e que eu saiba somos TODOS
inocentes até que se prove o contrário ... posso ter uma opinião e analisar ...
falar ... até criticar ... mas não sou nem juiz quanto mais carrasco ... e isto
não é criticar quem criticou a nomeação ... isso eu concordo. Era preferível
alguém sem essa mancha no CV, claro, não seria difícil de prever isso ... mas
se a malta não conhece o Sr. como pode com base em algo extrapolar tanto ... e
depois lá veio o Governo dar toneladas de lenha chegando o Ministro Álvaro (foi
ele quem pediu para que o tratássemos assim) falar ... tadito mais valia não
ter dito nada. A partir do momento que o Franquelim saíu na rifa tudo foi
escrutinado e dissecado na sua vida e logo se encontraram falhas no seu CV ...
isto quando todos os que têm CV e o enviam normalmente o embelezam, muitos
acabam por enganar-se numa ou outra data sem necessariamente serem o que é o F.
Alves ... mas enfim!
A maioria dos Portugueses quer que todos façam como afinal nunca o fez ... e
não tolera que alguém faça como afinal a maioria faz ... e consiga resultados
por isso ... chegando mesmo a parecer dor de cotovelo, mais do que preocupação com
o País ... mas lá está, é só a minha opinião, posso estar completamente
enganado ou até mesmo errado!
Não deveriam tê-lo escolhido ... mais valia optar por evitar tanto ruído. Nâo
sou é dos que acha que por cada erro de Governo se deva exigir a demissão do
mesmo ... e convocar eleições antecipadas como tanto se vê, lê e ouve por aí
... mais uma vez o problema crónico de muitos humanos, aprender a respeitar
mesmo não concordando ... compreender antes de criticar e atacar ... querer
respeito e compreensão quando não se tem nem se dá ... a nada nem ninguém ...
Se não gosto e errado ... se não concordo é errado ... eu sei e eles não ...
todo o Português é treinador, PM, Juiz, ... só não é assim tão exigente consigo
mesmo ...
3 – Fiscais das Finanças multarem pessoas à porta de estabelecimentos por não
se ter factura ... hahaha! Só por si isto dá pra rir mas vou falar disto com
alguma seriedade ... não obstante o humor.
Convém que a malta comece por querer saber como está contextualizado o agir
destes fiscais. Não podem fiscalizar tudo e todos como se fossem autoridade ...
não o são, como se fossem policia (não o são!) ... por alguma razão costumam
agir e operar com a PSP e a GNR ... por
alguma razão não nos podem mandar parar na rua (mesmo que andemos a pé) para
nos pedir os documentos ... por alguma razão não nos podem bater à porta de
casa para pedir comprovativos de pagamentos dos impostos ... as coisas não
funcionam assim, pelos menos para já, pelo menos por cá ... e claro que começam pelos mais pequeninos e
menos relevantes ... curioso que os maiores créditos por pagar aos Bancos são
(eram) do titulares de altos cargos e dos seus familiares ... curioso que mesmo
ao Fisco os maiores devedores são pessoas individuais que ainda gozam da sua
liberdade no seu dia-a-dia ... mas o consumidor seja cada vez mais ameaçado e
perseguido ... logo ele, que pode combater a crise, consumindo! Com ou sem
factura ...
No Pingo Doce por exemplo, na caixa perguntam-nos: <<Vai desejar
Factura?>> ... já é melhor que em muitos dos estabelecimentos ... mas eu
por exemplo já respondi a uma das senhoras da caixa que não deveria perguntar
tal coisa ... não sabe se eu não sou fiscal das Finanças ... ou se a Senhora
depois de mim o é ... ela está por lei obrigada a passar factura ... e não o
cumpre, porque será!? ... Fiscal nem vê-lo ... Que me aborde a mim ... não o
mandarei tomar no ** ... não mas obrigá-lo-ei a fiscalizar quem ele tem
obrigação e dever de fiscalizar ...
Brincalhões!
Tenho o direito a não ter comigo a factura, tenho o direito a não a querer para
nada mas em último caso tenho o direito legal a desobedecer e até a resistir
... da mesma maneira que bem mais básica e anterior é a lei geral das finanças
que os fiscais devem aplicar ... e aí nós estamos no fim ... na foz do rio ...
há muita água para tratar! Num País em que os titulares de cargos públicos,
começando pelos deputados, não cumprem as leis nem as suas obrigações legais
(os senhores que redigem leis ...) não declarando (dever e obrigação legal para
com o Tribunal Constitucional) ... num País onde nem deputados nem
representantes do Ministério Público (mesmo apanhadas com mais de 1,2 g de álcool
por litro de sangue que é crime público e dá detenção imediata, em sentido
contrário ... de frente para o carro patrulha) nem juízes (meros exemplos) nos
dão o exemplo ... cumprem a lei ... ou pelo menos pagam por não a cumprirem ...
tínhamos de asfixiar mais ainda as pessoas ... e a sua vidinha ... A dicotomia de pesos e medidas bem como a
impunidade revoltam!
Subscrever:
Comentários (Atom)






