sábado, 16 de fevereiro de 2013

São é muitos touros ... e só um Forcado!

Não desapareci nem desisti do blogue mas entre muito menos tempo livre (ou muito mais tempo ocupado) por trabalho (novos projectos se avizinham ... novidades em breve!) ou por culpa do sol (vivendo nesta zona, tendo tempo livre e estando sol ... é praia! Seja só para passear com o Baby F. ou até para jogging matinal antes de uma boa surfada) e a verdade é que dou prioridade à vida e a muitas das coisas mais tradicionais e analógicas – Old School. Acabarei sempre aqui a escrever e pelo meio existe o Forcado Social no Facebook (Aqui). Mas prometo evoluir a minha organização para publicações mais regulares ... e curtas!


Nestas últimas semanas acabei a ter de matar (desistir não é um verbo que encaixe comigo ... preferindo deixar de optar por algo por ter melhores opções e alternativas) de um projecto meu, ter de desacelerar outros dois e conseguir assim o espaço e o tempo para me preparar para arrancar com um novo sobre o qual, para já,  não adiantarei mais (eu quero ... mas não posso.). Consegui entre muitas coisas, ir aqui (um dos projectos onde colaboro) e continuar a partilhar notícias na página da rede social que viu esta semana o seu líder – Mark Zuckerberg – eleito como um dos piores líderes do Mundo Empresarial ... (conferir na página do Forcado no Facebook, onde até é mais fácil cada um dar a sua opinião e partilhar seja lá o que for que nos vai na alma ... ). Os três assuntos que considero dignos de serem pegados são a opinião do Sr. Fernando Ulrich, o dossier Franquelim Alves e as contraordenações (multas) levantadas por Fiscais das Finanças a pessoas às portas de estabelecimentos ...  


Como é lógico não poderei (nem eu nem aqui) resumir tudo ou sequer repetir muito do que já foi dito ... nem apresentar nada que não seja nem mais nem menos quando comparado com o que cada um acha, pensa e fala (ou escreve).
Eu assumo que não sou o dono da verdade absoluta nem dono da razão ... preferindo antes expor-me e abordar os temas sem medo ... sem certezas ...  que não sejam as de que podemos sempre mudar de opinião, sabendo mais, tendo mais informações, não há certo e errado nem melhor ou pior ... Nada é definitivo ...



1 – Sr. Fernando Ulrich, já muito se falou, se disse, se reagiu, indignou, revoltou ...
Conheço por aí bastantes opiniões bem piores que a do Sr. Ulrich, isto supondo que a dele é “má” ... que é. Porquê, porque por mais que respeite o Sr. (só não respeito quem após conhecer e respeitar me desrespeite ... várias vezes ... lá está não desisto ... mas deixo de optar por ...), por mais que respeite e consiga perceber o exercício que fez (a diferentes pessoas, com diferentes visões e opiniões, eu chamo riqueza, multiplicidade ... mesmo não concordando, não pensando como ele ...), aquele é o Presidente de um Banco que se tem safado (não obstante  as ligações ao Capital Angolano ... que se tem mudado para cá ... tentando limpar-se e começar um nova vida ...  tentando que todos se esqueçam de onde vem ... e qual o caminho que fez para aqui chegar ...) e tem direito À sua opinião ... como qualquer um de nós ... que defende a legitimidade da violência nas manifestações, do atirar pedras (são só exemplos) mas não compreende o exercício da liberdade de opinião ... é importante respeitar o Sr. mesmo que não se concorde, mesmo que se ache algo parva a sua visão das coisas ...  a única coisa que gostaria de acrescentar é que não deveria ter assumido que se pode levar um País e a sua população até ao ponto que pelo vistos o Sr. Fernando acha que se pode ir ... até acabarmos todos sem abrigo ... e não se deve considerar aquilo uma vida ... quanto mais decente ... quanto mais considerar que eles aguentam ... e por isso dizer que temos todos de aguentar ... cheiram-me a declarações encomendadas e pedidas .... mas mal medidas e com palavras e expressões mas escolhidas e por isso infelizes ...  fica o registo. Respeitemos o Sr. como gostaríamos de ser respeitados por outros que não pensem como nós ... é o que eu faço. Uma atitude parva não faz um parvo ... caso contrário aposto que seríamos todos parvos, simples! Continuarei a optar e preferir acreditar no melhor nas pessoas, todas, incluíndo o Ulrich, claro!




2 – Dossier Franquelim Alves. Ter tido algum tipo de ligação ao BPN é, para já e para muitas pessoas sem discernimento e objectividade suficiente, atestado de promiscuidade, corrupção, roubo, fraude, burla, ... entre outros termos menos abonatórios ... não! A malta não pode ser assim tão .... parcial e injusta ... pois com o “primo” ou com o sobrinho, ou o filho que lá trabalhou é diferente ... pois bem, o Franquelim é-o para alguém ... e que eu saiba somos TODOS inocentes até que se prove o contrário ... posso ter uma opinião e analisar ... falar ... até criticar ... mas não sou nem juiz quanto mais carrasco ... e isto não é criticar quem criticou a nomeação ... isso eu concordo. Era preferível alguém sem essa mancha no CV, claro, não seria difícil de prever isso ... mas se a malta não conhece o Sr. como pode com base em algo extrapolar tanto ... e depois lá veio o Governo dar toneladas de lenha chegando o Ministro Álvaro (foi ele quem pediu para que o tratássemos assim) falar ... tadito mais valia não ter dito nada. A partir do momento que o Franquelim saíu na rifa tudo foi escrutinado e dissecado na sua vida e logo se encontraram falhas no seu CV ... isto quando todos os que têm CV e o enviam normalmente o embelezam, muitos acabam por enganar-se numa ou outra data sem necessariamente serem o que é o F. Alves ... mas enfim!
A maioria dos Portugueses quer que todos façam como afinal nunca o fez ... e não tolera que alguém faça como afinal a maioria faz ... e consiga resultados por isso ... chegando mesmo a parecer dor de cotovelo, mais do que preocupação com o País ... mas lá está, é só a minha opinião, posso estar completamente enganado ou até mesmo errado! 
Não deveriam tê-lo escolhido ... mais valia optar por evitar tanto ruído. Nâo sou é dos que acha que por cada erro de Governo se deva exigir a demissão do mesmo ... e convocar eleições antecipadas como tanto se vê, lê e ouve por aí ... mais uma vez o problema crónico de muitos humanos, aprender a respeitar mesmo não concordando ... compreender antes de criticar e atacar ... querer respeito e compreensão quando não se tem nem se dá ... a nada nem ninguém ...
Se não gosto e errado ... se não concordo é errado ... eu sei e eles não ... todo o Português é treinador, PM, Juiz, ... só não é assim tão exigente consigo mesmo ...  





3 – Fiscais das Finanças multarem pessoas à porta de estabelecimentos por não se ter factura ... hahaha! Só por si isto dá pra rir mas vou falar disto com alguma seriedade ... não obstante o humor.
Convém que a malta comece por querer saber como está contextualizado o agir destes fiscais. Não podem fiscalizar tudo e todos como se fossem autoridade ... não o são, como se fossem policia (não o são!) ... por alguma razão costumam agir e operar com a PSP e a GNR ...  por alguma razão não nos podem mandar parar na rua (mesmo que andemos a pé) para nos pedir os documentos ... por alguma razão não nos podem bater à porta de casa para pedir comprovativos de pagamentos dos impostos ... as coisas não funcionam assim, pelos menos para já, pelo menos por cá ...  e claro que começam pelos mais pequeninos e menos relevantes ... curioso que os maiores créditos por pagar aos Bancos são (eram) do titulares de altos cargos e dos seus familiares ... curioso que mesmo ao Fisco os maiores devedores são pessoas individuais que ainda gozam da sua liberdade no seu dia-a-dia ... mas o consumidor seja cada vez mais ameaçado e perseguido ... logo ele, que pode combater a crise, consumindo! Com ou sem factura ... 



No Pingo Doce por exemplo, na caixa perguntam-nos: <<Vai desejar Factura?>> ... já é melhor que em muitos dos estabelecimentos ... mas eu por exemplo já respondi a uma das senhoras da caixa que não deveria perguntar tal coisa ... não sabe se eu não sou fiscal das Finanças ... ou se a Senhora depois de mim o é ... ela está por lei obrigada a passar factura ... e não o cumpre, porque será!? ... Fiscal nem vê-lo ... Que me aborde a mim ... não o mandarei tomar no ** ... não mas obrigá-lo-ei a fiscalizar quem ele tem obrigação e dever de fiscalizar ... 
Brincalhões!



Tenho o direito a não ter comigo a factura, tenho o direito a não a querer para nada mas em último caso tenho o direito legal a desobedecer e até a resistir ... da mesma maneira que bem mais básica e anterior é a lei geral das finanças que os fiscais devem aplicar ... e aí nós estamos no fim ... na foz do rio ... há muita água para tratar! Num País em que os titulares de cargos públicos, começando pelos deputados, não cumprem as leis nem as suas obrigações legais (os senhores que redigem leis ...) não declarando (dever e obrigação legal para com o Tribunal Constitucional) ... num País onde nem deputados nem representantes do Ministério Público (mesmo apanhadas com mais de 1,2 g de álcool por litro de sangue que é crime público e dá detenção imediata, em sentido contrário ... de frente para o carro patrulha) nem juízes (meros exemplos) nos dão o exemplo ... cumprem a lei ... ou pelo menos pagam por não a cumprirem ... tínhamos de asfixiar mais ainda as pessoas ... e a sua vidinha ...  A dicotomia de pesos e medidas bem como a impunidade revoltam!




Sem comentários:

Enviar um comentário