sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Constatação óbvia e verdadeira



O que é que cala qualquer homem desde que nasce ... <<até morrer>>!?

Ora espreitem lá aqui para ver se não tenho razão!? ;P



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O que se faz num fim de semana!?

Num fim de semana consegue fazer-se muita coisa, desde que se tenha vontade e motivação, mesmo com azares à mistura ... Este fim de semana dei um pulinho a Madrid (fui num dia e vim no outro) de carro. O facto de ser em trabalho, numa boa oportunidade para mais e melhor trabalho para o futuro e numa das áreas que adoro trabalhar (carros, neste caso competição) ... chegou para nem pensar duas vezes (não pensei nem meia vez ... ) ...
Além disso ainda conseguimos fazer um pouco de turismo por Madrid (com um frio de rachar e alguma chuva à mistura) e chegar a casa para surpreende-la às 6 da manhã já que tive de lhe ligar para me abrir a porta que estava trancada por dentro ... (... foi a primeira vez que me afastei do Baby F. e aqui fica a minha confissão que isso também teve peso na vontade de voltar ainda durante a noite), e assim ainda consegui acordar a meio da manhã e almoçar (tradição de família) gozando uma tarde em casa quase em modo vegetal ... mas sem dor de afastamento do Baby F. ... e dela, claro!

Entretanto e numa outra frente da Guerra, o Forcado Social chegou ao Facebook e prepara-se para ser tornado ... público ... apesar de já estar publicado ... e aí passará a partilhar algumas notícias que considere relevantes em complemento aos devaneios/ensaios/opiniões que aqui continuarão a ser publicadas (e partilhadas no Facebook).

Forcado Social no Facebook

O Forcado Social aborda todo e qualquer assunto/tema/acontecimento ou só notícia (ou algo parecido que é o que mais há actualmente naquilo que ainda se chamam órgãos de imprensa) ... não pretendo (des)informar nem distrair de nada ... (muito menos desviar as atenções) até porque para isso já chega ... há mais do que suficientes e a concorrência já é intensa.
Aqui escrevo e publico ... chama-se liberdade de opinião e de pensamento mas também de algum modo, cidadania ...
A partilha de informação é uma parte, recorro muitas vezes ao exagero nas analogias, nos termos, ou só em tudo de uma maneira geral (e aqui não é um exagero) ... já lhe chamaram estilo linguístico ... e coisas piores (que até é o mais comum) ...
Aqui fala-se de ideias, conceitos e atitudes, uma ideia ou atitude parva não nos faz parvos ... por excepção à regra, poderá falar-se de pessoas, parvas ou não.

Até podia ser um Touro!


Um dos mais bonitos do meu fim de semana! Atrás estão mais 2 dignos de destaque por si só ... dois daqueles que tinham lugar na minha garagem ... era uma garagem muito grande ... era!


Circuito de Jarama, Madrid.

" faz algo que gostes e não terás que trabalhar um único dia na tua vida"



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

TAP(ados)!? Como é que o Governo vai justificar politicamente que vai encaixar com a TAP metade daquilo que conseguiu com o BPN?


A Privatização da TAP é um grande negócio e a TAP uma empresa de interesse estratégico Nacional ...
Existe um único interessado na compra ... o que dificulta um bocadinho ... é ele o Sr. Germán Efromovich, um empresário que começou a vida a vender enciclopédias e que lá foi construindo um grande império, é conhecido por comprar em contra ciclo, ou seja, entrar nos mercados e investir quando está mais difícil ... mas ao mesmo tempo há mais e melhores oportunidades. Não é homem para fazer negócios e perder dinheiro. 
Efromovich entregou a sua proposta vinculativa para ficar com a companhia aérea nacional de bandeira e, segundo o Jornal de Negócios, vai pagar menos 15% face à sua proposta inicial não vinculativa, que pelos vistos também já não era grande coisa.

O que me interessa neste tema
 é o facto de falarmos de um empresário colombiano, de naturalidade polaca, que nascido na Bolívia e se naturalizou brasileiro, que entretanto contornou a legislação europeia que proíbe a venda de mais de 49,9% de uma empresa estratégica na aérea de transportes a um não comunitário - na semana passada tirou o passaporte polaco e abriu uma filial no Luxemburgo para comprar a TAP. Toda a gente parece achar isto normal ... mas é dar um TAPa nas leis ... TODAS!



Vale a pena saber que as empresas por ele compradas recuperam e crescem ... não me preocupa a Tap, ainda menos quando o Sr. Já tem outra companhia aérea que quase não opera deste lado do Atlântico e que poderá assim crescer e passar a Global ... com a TAP. O que tem aqui de nos chamar a atenção – aos Portugueses – é o preço. Então vamos ao preço. A imprensa tem dado conta que Germán Efromovich vai "pagar" 1,5 mil milhões pela TAP, porque vai assumir dívida de 1,2 mil milhões, injectando 300 milhões para repor os capitais próprios negativos da empresa e ainda dá 20 milhões de encaixe ao Estado.  ... É um erro!


Basta olhar para o último relatório anual da TAP e se por um lado é verdade que Efromovich fica com a dívida da TAP (1.230 milhões) - aliás fica com o passivo todo de 2.324 milhões – então também é verdade que fica com todos os activos da companhia (1.981 milhões). A bem da verdade a única coisa que Efromovich está a pagar são os capitais próprios negativos da TAP, de 343 milhões no final de 2011.

Mas para saber se 300 milhões é muito ou pouco é preciso saber quais são as sinergias (está um pouco banalizado mas aqui é tudo!) que Efromovich vai conseguir entre a TAP e a Avianca e convém ter em conta a não coincidência de rotas (na Europa a Avianca só voa para Espanha) e o negócio que a TAP já tem no Brasil, calculo que as sinergias sejam bem superiores aos 300 milhões, aliás, por alguma razão o grupo de Efromovich se chama Synergy!

O tradicional elemento de distração por cá é o suposto encaixe de 20 milhões para o Estado, vinte milhões não chegam para pagar metade de um A318, o avião mais barato e mais pequeno da frota da Airbus da TAP. Mas vou mais longe, como é que o Governo vai justificar politicamente que vai encaixar com a TAP metade daquilo que conseguiu com o BPN?


Perante a ausência de mais candidatos para que se possa fazer a privatização numa lógica aberta e em concorrência, ou até por leilão, o Governo deveria suspender ou até abortar a venda. Mais, se desde 1998 a TAP não recebe dinheiros públicos, por imposição comunitária, então é capaz de sobreviver mais algum tempo sem injecção de capital ou até cumprir as mesmas leis comunitárias ... e não fazer de conta que o Sr. até pode, ao abrigo das mesmas leis, comprar a TAP ... Mas se o Governo não estiver disposto a esperar por melhores dias, então que avance ele próprio com a reestruturação da empresa antes de colocá-la no mercado, que aposte e invista no ‘spin-_-off' do negócio que gera défice no Brasil (área da manutenção), algo que limparia o balanço da TAP, que venda só a SA (negócio da aviação) que é uma empresa saudável e lucrativa. Com esse encaixe pode passar à reestruturação ou assumir as perdas no Brasil, mas aposto que no fim desta sugestão era bem capaz de sobrar mais de 20 milhões ...
ou acham que o Efromovich quer comprar algo sem potencial, que não vai fazer mais ou menos o mesmo!?
A TAP não é o BPN!

Nobel da Paz para a Europa ...


O Nobel da Paz entregue à União Europeia tem, como tudo na vida, pelo menos dois lados. Um em que o compreendemos, já que no momento que atravessamos a Europa demonstra (nem sempre e não de uma maneira coerente e coesa), uma vez mais, ter conquistado um tipo de paz e de equilíbrio ... que não deve ser esquecido nem desvalorizado, mesmo nestes momentos complicados, temos segurança interna em cada País (maior que antes), segurança externa (primeiro ao nível do Continente Europeu) como nunca existiu e depois uma muito maior segurança externa (a um nível mais macro ... global) que nos faz usufruir de uma melhor qualidade de vida, mesmo que muitos não se apercebam. Por isso é vital manter a UN, a NATO, e ajudar as zonas em guerra ou em conflitos ... e fomentar a paz junto das populações locais, nem que seja por ser melhor para nós e para o Globo ou até para garantir estabilidade económica e social (recordo por exemplo a Missão na Somália onde era vital garantir a segurança na zona por onde passa a grande maioria dos navios que fornecem a Europa ... seja de cereais ou de petróleo, e era por isso premente uma intervenção maior, mas organizada e legitimada.
Depois de ver atribuído um Nobel da Paz ao Obama, pelo menos para mim, perderam muito! Foi por antecipação ... e não como todos os outros até aqui ... e o pior é que o Sr. Obama acabou por não fazer NADA do que prometeu e que de resto justificou o ter recebido o prémio ... Guantánamo não fechou, o conflito entre Israel e a Palestina foi piorado (também pelo próprio), TODOS os presos em Guantánamo continuam sem acusação, sem direito a advogado, sem direitos básicos ... e por lá tudo continua opaco e escuro ... para não vermos ... 
A Europa recebe um Nobel da Paz que é entregue a três representantes ... não eleitos pelos Europeus (mesmo gostando de ver um Português a recebê-lo não fico cego ...) quando existem cargos eleitos por nós, como por exemplo os Eurodeputados, e fica por perceber (acho que deveria ter sido anunciado, de modo transparente) quem fica com os quase 10 Milhões de Euros do prémio ... juro que a mim não mandaram nada!
Eu até gosto do Obama, não sou é cego e consigo criticar ... caramba o Sr. esta semana veio fazer um comunicado sério e oficial para informar a população Americana e Mundial que o fim do Mundo não vai acontecer no dia 21, nem este ano ... foi dito assim ... e ainda foi mais longe, esclareceu-nos a todos que têm a NASA a vigiar os céus e o espaço para garantir que não há asteroides ... lá está, nem o Obama está imune ao síndrome de ser Americano ... isto por oposição à postura da Primeira Ministra Australiana que fez um comunicado oposto ... sério ... mas que afinal é só um teaser (anúncio provocador - vejam aqui) para um programa de televisão ... fica o exemplo para que no futuro até o Obama o possa seguir!



Não me parece que fosse bem para isto que o Alfred Nobel tenha abdicado de toda a sua fortuna, criando estes prémios para destacar indivíduos ... e, agora, pelo meio de nomes tão ... transcendentes pareçam outros ...



Prefiro os tradicionais Nobel da Paz! Serviam a pessoa a quem era atribuído, serviam a causa que essa pessoa defendia, serviam para chamar a atenção para realidades muitas vezes escondidas, serviam-nos a nós enquanto indivíduos por passarmos a saber mais e a ter melhores exemplos ... enfim serviam a Humanidade.




Este ... não sei a quem terá acrescentado alguma coisa ...  mas gostava de saber!


Um ou outro dia com 48 horas, pode ser!?

Felizmente tem-me faltado o tempo para escrever, isto de ser Empresário, Empreendedor, Profissional Liberal, Free-lancer, tantos termos, palavras e nomes ... quando nenhuma traduz bem na íntegra e com a abrangência necessária o que tudo isto implica ... mas isso dava por isso só uma colecção de aventuras maiores e melhores que as do Harry Potter ... não duvidem, o meu dia-a-dia inclui dramas, acção, feitiços, encantamentos, monstros, demónios, ... com personagens dignas de prémios (nem todos positivos claro!) e com enredo de nos manter atentos e alertas!





Come bem, apesar de naturalmente estranhar tudo, a consistência, o peso, os sabores, o ter que engolir, ... tem sido lindo!
Entretanto, após alguns dias a tentar chamar a atenção da Mãe para as quantidades que ela queria que eu desse à refeição, e para o bom senso que nos deve sempre ajudar a pensar, é só investigar para se ter uma noção do tamanho do estômago numa criança e passa-se assim a saber melhor qual a quantidade ... bem melhor do que medidas - métricas – controlo e avaliação ... (sim é uma excepção à regra já que as defendo em tudo o resto).
Isso e muitas horas a dois – guys time! – a passear na praia, no jardim e até no Centro Comercial ... inevitável já que o Natal se aproxima!


Esta semana começaram as Papas do Baby F., fui o elemento escolhido para o desafio (é para compensar a fase da amamentação ... tadinha da Mãe) e até agora corre tudo às mil maravilhas!
É um furacão (Garanto-vos que tem a quem sair!) de sentimentos que passam pelo engasgar, ter vómitos ... e logo de seguida se abanar todo, gesticulando e proferindo sons ... pedindo mais.







Entretanto este fim de semana trabalha-se em Madrid e como tal deixarei os meus Amores sozinhos pela primeira vez ... sobreviverei!? (Não percam o próximo episódio!)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Quem tem medo dos três porquinhos!?


O Mundo está mesmo a precisar de abordar a maior crise de todas, o “busílis da questão”, o cerne da “coisa”, a doença (tudo o resto são danos colaterais) e essa já tenho defendido há muitos anos é de valores e de princípios.

É preciso parar e recomeçar a partir de uma tela (ou folha) branca, é preciso simplificar e ser paradigmático ... e idealista mas sempre com bom senso (senso comum) e discernimento.
Tudo tem de ser colocado em dúvida, tudo começa com o poder duvidar-se de tudo, poder melhorar sempre, e não o fazer quando estamos mal, quando nos sentimos atacados (como acredito que tantos têm feito, compreendo mas se só se manifestam por serem visados ... estão a lutar não pelo que falo ... mas por vocês ...). Vou dar-vos um bom exemplo, ontem na televisão uma senhora dava a cara por estar desempregada a ainda não fazia dois meses, e lá estava ela, numa manifestação a lutar contra (vou citar) <<as taxas moderadoras que não consegue pagar , acha bem que se cobre 20 euros por consulta!?>> ... <<Eu não tenho direito ao subsídio de desemprego >> ... é que eu sempre achei mal certas coisas ... e critiquei, mas porque quis saber, mesmo não sendo um dos prejudicados, e talvez por isso perceba mais do que percebo da sua vida ... que acredito estar difícil, não duvido! Não a conhecendo não analisarei nem criticarei ... mas acho esclarecedor...  

Mas convém (leia-se é vital) a malta informar-se sobre o estado das coisas, do País e não só, mas sempre e constantemente, não só quando acaba afectada (aí é pessoal), sem ter tentado perceber, sem assumir as suas próprias responsabilidades, e só para criticar ... toda e qualquer medida ... não tendo outra ... a ter, que se apresente, com respeito e oportunamente, caso contrário deveriam era ter vindo mais cedo ... e para fazer melhor.
Não estou aqui a defender ninguém, muito menos a atacar ... e por opção prefiro, a atacar ... apontar para atitudes e não pessoas ... muito menos o seu carácter ...
A Sra. Em questão só se preocupou com tudo isto ... agora e porque está aflita .... compreendo genuinamente o que a faz sair à rua mas acho que ela não .vê para além disso ...  as razões que a fazem fazer isto ... quando afinal precisa é de
oportunidade para trabalhar e ser remunerada ...

A doença é tão crónica que já tem passado entre gerações sem que muitos dessem conta.
Mas mudemos de abordagem a bem da sanidade mental e da motivação que precisamos para encarar algo tão sério mas que nem por isso não deve ou pode ser tratado com humor.
O que é certo é que tudo começa com a história dos três porquinhos, que afinal também é como a História (muda, dependendo de quem a conta/escreve/analisa e do(s) ponto(s) de vista (se for só um dificilmente retratará verdade dos factos) e se for muito em cima do (s) acontecimento(s) certamente tenderá a evoluir e flutuar até que venha a solidificar ...  não fossem estes tempos os que são ... tudo se questiona, tudo está em dúvida ...  tudo muda!



Os três porquinhos acabaram por matar o lobo mau e de uma maneira considerada pouco humana, rapidamente rebentaram reacções de todos os campos da sociedade (não só no Facebook e nos blogues), uns em defesa dos direitos dos animais, outros dos direitos humanos, outros do direito a defender a sua casa (nos EUA é premente ... por cá nem tanto) ... acabou por descobrir-se que afinal se as cabanas de palha e madeira caíram terão sido mal construídas e a responsabilidade seria antes dos construtores mas como são os próprios (sem estarem legalmente habilitados e autorizados para tal) ... e o Estado não os ajudou então também terá culpa ... mas o que é certo é que ninguém (nem um Lobo Mau)  tem tanta força com o sopro para derrubar construções ... mais, essa história do Lobo-Mau foi-nos contada por quem!? O Lobo não era Mau, era bem fixe - <<Eu conhecia-o>> dizem muitos!
Então e as dívidas dos Porquinhos ao Banco, sim estavam a dever as mensalidades de crédito e já tinham sido avisados da ordem de despejo ... ainda mais quando afinal a seguradora alega que tudo isto não passa de um processo de fraude para reclamar o dinheiro do seguro ...  e por causa de “coisas” como estas ... a malta saiu à rua, manifestou-se ... e acabou em confrontos  com a polícia.
(vejam por vocês aqui)
... Mas é só uma história ... que retrata bem os tempos em que vivemos ...
Outra é a história do menino Jesus, que por acaso é só O pilar de uma das crenças que mais tem afetado a humanidade ... a religião.
Ora não tivessem outros Papas falado sobre este assunto como falaram (leia-se escreveram) e não teria este Para o problema que tem ... e que piorou.
Então agora o Papa diz que na “cena bíblica”  afinal não havia nem burro nem vaca ... então e a verdade que defenderam ... e que defende no fim da alteração!?
... Daqui a mais uns 2000 anos descobriremos que nem Reis ... nem Estrela, nem José ... mais um bocadinho nem Maria ... Milagre por Milagre ...
E aponta o erro a um Monge ... não à Igreja ... não ... essa não erra!
Só quando erra ...
Cá por casa não os despedimos ... falámos, negociamos e chegamos a acordo ... e tenho-vos a dizer que se tentarem o mesmo ... cuidado com o Burro, de burro não tem nada!
Da vaca ... só vos posso dizer, confirma-se. Que vaca! ;P



A partir de agora, todos os primeiros domingos de cada mês, a marginal estará fechada de manhã e nós cá em casa já começámos a usufruir, e o melhor é que com a proximidade à praia e pouco sol, fica feita a festa! Que mel!
Ainda hoje saiu mais uma notícia que diz que os lisboetas têm mais ou menos a mesma qualidade de vida que os Nova Iorquinos ... e há quem não perceba ... que logo ataque o estudo, quem o fez ... e a conclusão ... mas é apenas porque não compreendem ... mas nem tentaram ...
E fora de Lisboa, na “linha” (expressão tão ...  curiosa) ainda mais!
Eu ADORO viver aqui! Que qualidade de vida que se consegue por viver Oeiras e Cascais (para quem cá consegue ainda trabalhar ... ui ui) ... o resto é paisagem.




sábado, 1 de dezembro de 2012

Rabugice ou só vontade de viver mais e melhor ...

O Baby F tem andado rabugento e aparentemente é normal, da fase, começando por ser por estarmos no fim da era da exclusividade do leite da Mãe (que começou com a entrada em cena de um suplemento há cerca de um mês), com ser o início da era das papas (leite só já não vai lá, não o satisfaz da mesma maneira), por ser ainda o início do aparecimento dos dentes (nota-se que anda com "comichões" nas gengivas e que já adora lá levar tudo e mais alguma coisa, ainda mais se estiver frio), anda cheio de gases e a fazer poucos cócós (conversas sobre cócós tornam-se normais nos pais), enfim, "you name it" ... o que é certo é que o puto anda mesmo menos paciente e rabugento (coisa que não é).
Até pode ser só vontade de sair de casa e ir passear, ou só quer ir à praia surfar umas ondas e apanhar sol, no meu caso é isso ... mas eu falo.



Nesta altura do ano acho que é mesmo mais difícil entreter um bebé um dia inteiro (os dias dos bebés começam cedo e acabam tarde - trabalham muito!) isto sem recorrer a nada que passe por espaços fechados ... tipo centros comerciais e afins. Aceito espaços fechados como o Aquário Vasco da Gama, o Oceanário (nos planos para breve), mas ando a pesquisar (e aceito sugestões).
Hoje por exemplo o dia passou por uma visita ao Mercado Social - uma iniciativa da Paróquia local (Alto da Barra), por um longo e calmo passeio pela praia, pelo café onde se convive e socializa com malta amiga da vizinhança (sou um bocado bairrista no melhor sentido possível), e por muito mas muito namoro com os pais e com a Avó, o culminar foi uma sessão de Baby Spa antes do banho com massagens, muitos mais beijinhos e ainda mais festinhas.

Entretanto já chegou uma das prendas que vou oferecer ao Baby F (por acaso são mesmo duas ...), comprar online (desde que em locais seguros) é do melhor, começando pela oferta que é muito maior, passando pelos, tão vitais, preços (que em nada se comparam com os nossos), assim posso comprar algo que a bem da verdade reconheço que também vou gozar, estas vieram daqui.
E assumo que vou cair no cliché do Pai e do Filho de calções iguais ... já temos ... falta o Verão.


A juntar a tudo isto, há ainda tempo para algum trabalho, muita leitura que estava em atraso e tenho vindo a despachar, ... ah e entre tanto cá em casa já é oficialmente Natal - (conferir aqui).


Só faltam mesmo as ondinhas ...


Já agora aqui ficam duas ideias originais para os tempos que correm ... até já.




sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Inacreditável ... mas não é o discurso da Isabel Jonet ... Algumas “coisas” soltas sobre o tema ...


Só porque tocou no que para mim é o busilís da questão, na doença!

1 - A Sra. deu uma opinião pessoal que no fundo repete o que todos dizemos e sabemos ser verdade (não gostamos é de ouvir) e talvez por isso reagimos, não lhe admitimos tal coisa ... (acho que é mais por estarmos cansados, revoltados, indignados ... mas isto sou eu) A Sra. Jonet dirige só a maior associação do País que recolhe alimentos e os distribuí por quem mais precisa (ou se apresenta como tal) já que cada vez mais há uma classe média  (muitos desempregados, mas com bons carros novos, iphones e ipads, etc., mas que recorrem ao BA ...). Factos, só isso ... as coisas mais difíceis de ouvir (ou neste caso ler) normalmente são as que não podem deixar de ser ditas (ou escritas) ... é só ouvir o que é dito, mas com calma e abertura de espírito ... Eu também não a gostei de ouvir ... mas ouvi, como acho que deveríamos todos fazer ... Não estará ela no seu direito – dar um opinião!? Não terá ela credibilidade e moral para falar, tendo em conta quem é!? E quantos dos que criticam fazem sequer algo para ter o mesmo tipo de moral que reclamam? Queriam música!? ;

2 - Já há, claro, uma petição que pede a sua demissão. Actualmente, graças à tecnologia, há uma para quase tudo, não necessariamente lógicas ... mas enfim ... a evolução NUNCA foi uma linha recta ...). Tanto quanto sei, poderei estar errado (e agradeço que corrijam se for esse o caso) terá sido redigida pela historiadora Raquel Varela, autora do estudo “Quem Paga o Estado Social em Portugal” (Livro que supõe lucrar ... e gerar dinheiro à autora que ainda mais tem interesse em associar-se a estes temas ... ao contrário da Sra. Jonet ... parece-me relevante e de se tido em conta) que declarou à TSF: (e aqui é que convém reparar na repetição do mesmo mas por outras palavras, dito por outra pessoa, com outros interesses ...que para mim estão claramente em conflito, apesar de ser mais um facto ...):
<<temos hoje um padrão histórico novo, com pobres gordos e ricos elegantes, justamente porque a fome não é só uma questão calórica>>.
... "Não foi considerado ainda por ninguém o facto de esta última ter declarado que os pobres são gordos e têm, afinal, calorias a mais"!? ... Pobres que passam fome ... mas são obesos!? ...  só isso dava tema já que a FOME  é um dos maiores flagelos  ... e obesidade é provocada pelo que já se sabe ... e não é a fome ...  certo!?
... e já agora, sobre esse tal livro,  uma pergunta que é CENTRAL (já que o livro tanto tem servido de argumento, e bom!): Alguém definiu o que é o Estado Social, ... mas não sei bem quem ... nem como ... nem o que considerou ser o Estado Social ... mas o que é certo é que é aí que reside o epicentro ... Já que a primeira questão seria mesmo essa, o que é o Estado Social? Quais as suas obrigações, e quais são mais prioritárias? ... Qual vem primeiro, e depois, e depois, ...!? E quem definiu quanto custa o quê, e como!? ...
Só um Exemplo: Para mim a Saúde é prioritária ... mas a Saúde não deveria incluir abortos liberalizados sem limites nem controlo ... não quando há DOENTES a quem o SNS não chega, não é ser contra o aborto é ser contra não tratar da saúde das pessoas ... mas ao mesmo tempo pagar 11 abortos a alguém ... (posso recordar artigos e estudos que mostram isto mesmo!) ... dói, mas é a verdade.;

3 - Exemplos contrastantes ... <<O Sting deu um concerto em Oeiras este ano e a sua produtora anunciou com grande gala que as sobras da comida dos camarins iam para instituições de caridade...>>  ... deu os restos ... ;) ... a mim fez-me pensar ... e em contraste, ainda mais!
... Também há uma petição pela manutençãoo da Sra. Jonet na presidência do BA, uma entidade privada que nomeia e escolhe legitimamente os seus dirigentes, qual ganha? A com mais assinaturas!? (Estudo sobre as petições);

4 - Isto da Jonet é uma análise. Só Uma opinião! ... (de quem até já provou merecer algum reconhecimento e credibilidade) ... Não percebo nem perceberei como continua tão boa gente (sinceramente!) a ouvir seja quem for (ex: José Gomes Ferreira,  Medina Carreira, etc.) quando lhes serve ... e depois ficam-se por onde lhes serve ... mas posso partilhar (outra vez) alguns vídeos desses Senhores a explicarem porque é que a culpa é "minha e tua", a mostrarem como vivemos de facto desfasados da realidade (traduzindo por miúdos, acima das nossas capacidades) ... vou mais longe, TODAS as semanas seja na SIC, na RTP ou na TVI ... os portugueses votam e opinam como os Portugueses não sabem gerir as suas próprias finanças, ou algo parecido ... e hoje é mais um dia (na SIC) ... E quem não ache que a malta, de uma maneira geral, o tem feito ... que se chegue à frente, respeitarei, mesmo não concordando. Juro não fazer nenhum tipo de petição pública contra vós nem a pedir a vossa demissão ...;

5 - Bem mais sério para se julgar, ou não, o seu trabalho e até o BA é recordar que já por várias vezes apareceu comida recolhida pelo mesmo (que está identificada como oferta ... não podendo ser vendida ...) à venda em locais privados ... ou até a servir de ingredientes em cantinas que depois vendem as refeições ... !? A mim parece-me bem mais relevante! ... bem mais razão para demissão ... ou até para petição ... mas sou eu ... vale o que vale ...;

6 - E ouvir e respeitar opiniões diferentes da nossa demonstram algo que faz imensa falta na sociedade ... e sem essa vontade ... abertura e flexibilidade ... nada feito!



E agora vem a minha, que não vale nem mais nem menos que a da Isabel, nem que a tua, ... Sim vivemos acima das nossas posses (não és tu ou Eu ... não é pessoal, somos nós os Portugueses ...), e o País ainda mais ... e os Governantes dos últimos anos ... nem se fala!

Temos é sido empurrados para tal ... seja por campanhas dos cartões de crédito, do falso poupar (compre agora este frasco que custava antes 1000 e agora vendemos por 10 ... poupe 990 ... e a malta compra e diz que poupou 990 ... mas não percebe que na verdade gastou 10 ... em algo que muito provavelmente não precisa ...) leve agora e pague depois .... em x prestações sem juros ... (chama-se dívida!) ...  lógico que até os governantes se habituaram a praticar isso ... construir agora e pagar depois (tipo as PPP’s) ... convém recordar por exemplo que o último Governo PS foi eleito e reeleito com Maioria (uma delas absoluta...) e que afinal só replicaram o que era normal fazer ... logo era normal ... daí a ser correcto ... quantos preferiram um carro não novo mas comprado a pronto, como eu!? Podia ter-me endividado ... e andava sei lá, por exemplo de BMW, ou de Passat carrinha ... conheço desempregados que  andam em carros NOVOS ... e alegam não ter dinheiro para as suas obrigaSllllder a viver com menos, precisamos aprender que  e n assim bem mais ... na nomra!xo das ondas, sozinho e por iniciativa)r alções.
Sim precisamos de consumir menos, de aprender a viver com menos, de aprender que riqueza não é material ... muito menos às custas de endividamento,  ... e o humanismo, e o espiritual, e a riqueza moral e intelectual, ... e a riqueza nos valores, nos princípios, ... Essa deveria importar mais ... aí acho que somos deveras pobres ...
A Sra. chega a dizer (Aos seis minutos): <<viver com menos não significa necessariamente maior pobreza ...>> não no que realmente importa ... mas lá está, não interessa ... felizmente já encontrei mais pessoas que vêm isto, e muitas delas não pensam como eu, bem pelo contrário .... ;)
<<A própria autora do manifesto “anti-Jonet” disse à TSF que o que caracteriza os nossos pobres é serem gordos....vá lá....por favor....ela não disse barrigas inchadas de desnutrição em África .... ela disse GORDOS!!!!>>
... lá está, para mim, o maior exagero, são, mais uma vez, as reacções exageradas ... muitas até mesmo erradas (por não terem fundamento ...) já que primeiro devemos ouvir e compreender e só depois (porque o fizemos e porque até  temos algo melhor para acrescentar) criticar ... caso contrário ... não critiquem, façam melhor ...  primeiro façam melhor que a Jonet e o BA ... e aí, boa sorte. ;)
P.S. - Adoraria sinceramente que me explicassem o que de facto é que foi dito que é assim tão grave, gostaria de perceber, já não ia muito à bola com a Sra. mas pelas razões que friso no ponto 5 e que continuam completamente fora da conversa.

Perde o BA ... Perdem os voluntários e perdeu muito boa gente.

Defenderei SEMPRE o senso comum, o bom senso, o discernimento, ... mas sei que sou algo idealista e até paradigmático ... que também eu exagero nas reações, ... nada pessoal!
Mais do que dissecar as divergências ... é importante perceber que bem maior é a área em comum!