Só porque tocou no que para mim é o busilís da questão, na doença!
1 - A Sra. deu uma opinião pessoal que no fundo repete o que
todos dizemos e sabemos ser verdade (não gostamos é de ouvir) e talvez por isso
reagimos, não lhe admitimos tal coisa ... (acho que é mais por estarmos
cansados, revoltados, indignados ... mas isto sou eu) A Sra. Jonet dirige só a
maior associação do País que recolhe alimentos e os distribuí por quem mais
precisa (ou se apresenta como tal) já que cada vez mais há uma classe
média (muitos desempregados, mas com bons
carros novos, iphones e ipads, etc., mas que recorrem ao BA ...). Factos, só
isso ... as coisas mais difíceis de ouvir (ou neste caso ler) normalmente são
as que não podem deixar de ser ditas (ou escritas) ... é só ouvir o que é dito,
mas com calma e abertura de espírito ... Eu também não a gostei de ouvir ...
mas ouvi, como acho que deveríamos todos fazer ... Não estará ela no seu direito – dar um opinião!? Não terá ela credibilidade e
moral para falar, tendo em conta quem é!? E quantos dos que criticam fazem
sequer algo para ter o mesmo tipo de moral que reclamam? Queriam música!? ;
2 - Já há, claro, uma petição que pede a sua demissão.
Actualmente, graças à tecnologia, há uma para quase tudo, não necessariamente
lógicas ... mas enfim ... a evolução NUNCA foi uma linha recta ...). Tanto
quanto sei, poderei estar errado (e agradeço que corrijam se for esse o caso)
terá sido redigida pela historiadora Raquel Varela, autora do estudo “Quem Paga
o Estado Social em Portugal” (Livro que supõe lucrar ... e gerar dinheiro à
autora que ainda mais tem interesse em associar-se a estes temas ... ao contrário
da Sra. Jonet ... parece-me relevante e de se tido em conta) que declarou à
TSF: (e aqui é que convém reparar na repetição do mesmo mas por outras
palavras, dito por outra pessoa, com outros interesses ...que para mim estão
claramente em conflito, apesar de ser mais um facto ...):
<<temos hoje um padrão histórico novo, com pobres
gordos e ricos elegantes, justamente porque a fome não é só uma questão
calórica>>.
... "Não foi considerado ainda por ninguém o facto de
esta última ter declarado que os pobres são gordos e têm, afinal, calorias a
mais"!? ... Pobres que passam fome ... mas são obesos!? ... só isso dava tema já que a FOME é um dos maiores flagelos ... e obesidade é provocada pelo que já se
sabe ... e não é a fome ... certo!?
... e já agora, sobre esse tal livro, uma pergunta que é CENTRAL (já que o livro tanto
tem servido de argumento, e bom!): Alguém definiu o que é o Estado Social, ...
mas não sei bem quem ... nem como ... nem o que considerou ser o Estado Social
... mas o que é certo é que é aí que reside o epicentro ... Já que a primeira
questão seria mesmo essa, o que é o Estado Social? Quais as suas obrigações, e
quais são mais prioritárias? ... Qual vem primeiro, e depois, e depois, ...!? E
quem definiu quanto custa o quê, e como!? ...
Só um Exemplo: Para mim a Saúde é prioritária ... mas a Saúde não deveria incluir abortos liberalizados sem limites nem controlo ... não quando há DOENTES a quem o SNS não chega, não é ser contra o aborto é ser contra não tratar da saúde das pessoas ... mas ao mesmo tempo pagar 11 abortos a alguém ... (posso recordar artigos e estudos que mostram isto mesmo!) ... dói, mas é a verdade.;
Só um Exemplo: Para mim a Saúde é prioritária ... mas a Saúde não deveria incluir abortos liberalizados sem limites nem controlo ... não quando há DOENTES a quem o SNS não chega, não é ser contra o aborto é ser contra não tratar da saúde das pessoas ... mas ao mesmo tempo pagar 11 abortos a alguém ... (posso recordar artigos e estudos que mostram isto mesmo!) ... dói, mas é a verdade.;
3 - Exemplos contrastantes ... <<O Sting deu um
concerto em Oeiras este ano e a sua produtora anunciou com grande gala que as
sobras da comida dos camarins iam para instituições de caridade...>> ... deu os restos ... ;) ... a mim fez-me
pensar ... e em contraste, ainda mais!
... Também há uma petição pela manutençãoo da Sra. Jonet na presidência do BA, uma entidade privada que nomeia e escolhe legitimamente os seus dirigentes, qual ganha? A com mais assinaturas!? (Estudo sobre as petições);
... Também há uma petição pela manutençãoo da Sra. Jonet na presidência do BA, uma entidade privada que nomeia e escolhe legitimamente os seus dirigentes, qual ganha? A com mais assinaturas!? (Estudo sobre as petições);
4 - Isto da Jonet é uma análise. Só Uma opinião! ... (de
quem até já provou merecer algum reconhecimento e credibilidade) ... Não
percebo nem perceberei como continua tão boa gente (sinceramente!) a ouvir seja
quem for (ex: José Gomes Ferreira,
Medina Carreira, etc.) quando lhes serve ... e depois ficam-se por onde
lhes serve ... mas posso partilhar (outra vez) alguns vídeos desses Senhores a
explicarem porque é que a culpa é "minha e tua", a mostrarem como
vivemos de facto desfasados da realidade (traduzindo por miúdos, acima das
nossas capacidades) ... vou mais longe, TODAS as semanas seja na SIC, na RTP ou
na TVI ... os portugueses votam e opinam como os Portugueses não sabem gerir as
suas próprias finanças, ou algo parecido ... e hoje é mais um dia (na SIC) ...
E quem não ache que a malta, de uma maneira geral, o tem feito ... que se
chegue à frente, respeitarei, mesmo não concordando. Juro não fazer nenhum
tipo de petição pública contra vós nem a pedir a vossa demissão ...;
5 - Bem mais sério para se julgar, ou não, o seu trabalho e
até o BA é recordar que já por várias vezes apareceu comida recolhida pelo mesmo
(que está identificada como oferta ... não podendo ser vendida ...) à venda em
locais privados ... ou até a servir de ingredientes em cantinas que depois
vendem as refeições ... !? A mim parece-me bem mais relevante! ... bem mais
razão para demissão ... ou até para petição ... mas sou eu ... vale o que vale
...;
6 - E ouvir e respeitar opiniões diferentes da nossa
demonstram algo que faz imensa falta na sociedade ... e sem essa vontade ...
abertura e flexibilidade ... nada feito!
E agora vem a minha, que não vale nem mais nem menos que a
da Isabel, nem que a tua, ... Sim vivemos acima das nossas posses (não és tu ou
Eu ... não é pessoal, somos nós os Portugueses ...), e o País ainda mais ... e
os Governantes dos últimos anos ... nem se fala!
Temos é sido empurrados para tal ... seja por campanhas dos cartões de crédito, do falso poupar (compre agora este frasco que custava antes 1000 e agora vendemos por 10 ... poupe 990 ... e a malta compra e diz que poupou 990 ... mas não percebe que na verdade gastou 10 ... em algo que muito provavelmente não precisa ...) leve agora e pague depois .... em x prestações sem juros ... (chama-se dívida!) ... lógico que até os governantes se habituaram a praticar isso ... construir agora e pagar depois (tipo as PPP’s) ... convém recordar por exemplo que o último Governo PS foi eleito e reeleito com Maioria (uma delas absoluta...) e que afinal só replicaram o que era normal fazer ... logo era normal ... daí a ser correcto ... quantos preferiram um carro não novo mas comprado a pronto, como eu!? Podia ter-me endividado ... e andava sei lá, por exemplo de BMW, ou de Passat carrinha ... conheço desempregados que andam em carros NOVOS ... e alegam não ter dinheiro para as suas obrigações.
Temos é sido empurrados para tal ... seja por campanhas dos cartões de crédito, do falso poupar (compre agora este frasco que custava antes 1000 e agora vendemos por 10 ... poupe 990 ... e a malta compra e diz que poupou 990 ... mas não percebe que na verdade gastou 10 ... em algo que muito provavelmente não precisa ...) leve agora e pague depois .... em x prestações sem juros ... (chama-se dívida!) ... lógico que até os governantes se habituaram a praticar isso ... construir agora e pagar depois (tipo as PPP’s) ... convém recordar por exemplo que o último Governo PS foi eleito e reeleito com Maioria (uma delas absoluta...) e que afinal só replicaram o que era normal fazer ... logo era normal ... daí a ser correcto ... quantos preferiram um carro não novo mas comprado a pronto, como eu!? Podia ter-me endividado ... e andava sei lá, por exemplo de BMW, ou de Passat carrinha ... conheço desempregados que andam em carros NOVOS ... e alegam não ter dinheiro para as suas obrigações.
Sim precisamos de consumir menos, de aprender a viver com
menos, de aprender que riqueza não é material ... muito menos às custas de
endividamento, ... e o humanismo, e o
espiritual, e a riqueza moral e intelectual, ... e a riqueza nos valores, nos
princípios, ... Essa deveria importar mais ... aí acho que somos deveras pobres
...
A Sra. chega a dizer (Aos seis minutos): <<viver com menos não significa necessariamente maior pobreza ...>> não no que realmente importa ... mas lá está, não interessa ... felizmente já encontrei mais pessoas que vêm isto, e muitas delas não pensam como eu, bem pelo contrário .... ;)
A Sra. chega a dizer (Aos seis minutos): <<viver com menos não significa necessariamente maior pobreza ...>> não no que realmente importa ... mas lá está, não interessa ... felizmente já encontrei mais pessoas que vêm isto, e muitas delas não pensam como eu, bem pelo contrário .... ;)
<<A própria autora do manifesto “anti-Jonet” disse à
TSF que o que caracteriza os nossos pobres é serem gordos....vá lá....por
favor....ela não disse barrigas inchadas de desnutrição em África .... ela
disse GORDOS!!!!>>
... lá está, para mim, o maior exagero, são, mais uma vez,
as reacções exageradas ... muitas até mesmo erradas (por não terem fundamento
...) já que primeiro devemos ouvir e compreender e só depois (porque o fizemos
e porque até temos algo melhor para
acrescentar) criticar ... caso contrário ... não critiquem, façam melhor
... primeiro façam melhor que a Jonet e
o BA ... e aí, boa sorte. ;)
P.S. - Adoraria sinceramente que me explicassem o que de
facto é que foi dito que é assim tão grave, gostaria de perceber, já não ia
muito à bola com a Sra. mas pelas razões que friso no ponto 5 e que continuam
completamente fora da conversa.
Perde o BA ... Perdem os voluntários e perdeu muito boa gente.
Defenderei SEMPRE o senso comum, o bom senso, o
discernimento, ... mas sei que sou algo idealista e até paradigmático ... que
também eu exagero nas reações, ... nada pessoal!
Mais do que dissecar as divergências ... é importante perceber que bem maior é a área em comum!
Mais do que dissecar as divergências ... é importante perceber que bem maior é a área em comum!

Sem comentários:
Enviar um comentário